Verdade revelada: se a casa cair, a prefeitura tem culpa no cartório

Quem passa pelas imediações do Arquivo Público Municipal de Caetité, a antiga "cadeia velha", já deve ter visualizado uma casarão em ruínas: é a famosa casa do Professor Alfredo, ex-diretor da Escola Normal de Caetité e ex-prefeito, já falecido. O imóvel também está situado na Praça Dr. Deocleciano Pires Teixeira.

O imbróglio é um verdadeiro jogo de "empurra-empurra" entre a família do professor (proprietários do imóvel) e do município, que tem responsabilidades com o patrimônio local. Sobre a situação, inclusive, é de conhecimento de muitos, que o município de Caetité responde uma ação judicial patrocinada pelo Ministério Público do Estado.

Ocorreu uma audiência em 2019 e o município de Caetité assumiu o compromisso judicial de promover a colocação de "escoras" para sustentar as paredes do imóvel, visto que elas podem desabar a qualquer momento na cabeça de um transeunte. O poder público, inclusive, tinha prazo para isso, que se esgotou bem antes pandemia. A pergunta é: o que espera a atual gestão para tomar as providências necessárias? Vai esperar que um terrível acidente danifique ainda mais o patrimônio ou mesmo coloque em risco a vida de alguém?

Comentários